Grandes equipamentos públicos, incluindo uma obra-prima arquitetônica que é o EducaMais Jacareí, também fazem parte da transformação que nossa cidade viveu nos últimos anos. Mas cada um desses equipamentos, no total de sete e aos quais se soma outro, o CEU do Parque Meia-Lua, são muito mais que isso: todos oferecem uma gama de serviços e atividades à população, cada um com algumas características particulares, mas todos integrantes de um programa muito maior.
O EducaMais foi concebido como um amplo programa para integrar ações de educação, saúde, cultura, esportes e lazer, voltado a toda a população, de todas as idades. O primeiro prédio a ser incluído no Programa EducaMais simboliza bastante bem esse conceito: o antigo Clube Trianon, no centro da cidade, era marcado pelo estigma de ser totalmente “elitizado”, acessível apenas às classes mais abastadas.
Adquirido pela Prefeitura, transformou-se no EducaMais Centro e ganhou um novo e forte simbolismo ao abrir suas portas, suas piscinas e quadras à toda a população, gratuitamente. Outros EducaMais se seguiram, sempre priorizando ampliar a oferta de atividades e serviços para toda a cidade, incluindo o resgate e valorização de áreas antes degradadas, como no Jardim Paraíso e no Parque Santo Antonio.
Com eles, principalmente a população mais vulnerável e carente passou a ter acesso, perto de suas casas, às políticas públicas implementadas pela Administração, com ações intensivas de educação, saúde, esporte, cultura e serviços sociais, além da infraestrutura urbana que se alterou sensivelmente com os novos equipamentos.
O programa ganhou corpo e novas unidades, estrategicamente espalhadas pela cidade, até chegar ao EducaMais Lamartine, com cursos de qualificação profissional; ao São João, com creche, piscinas e quadras (e também um antigo clube ‘da elite’); ao EducaMais Jacareí, com o Centro de Formação de Professores e a moderna Sala Ariano Suassuna; e enfim ao complexo do Esperança, contemplando desde creche ao ensino infantil e fundamental, além de biblioteca e outras instalações.
Com tudo isso, o EducaMais simboliza o ‘foco’ principal da Administração nos anos 2009-2016: levar o maior número de serviços e atividades a todos, sem distinção, numa política de inclusão social como nunca antes vista em Jacareí.
EducaMais Jacareí
Inauguração: 19 de setembro de 2014
Creche Municipal Jacareí, Centro de Formação de Professores (com 14 salas multiuso), Sala Ariano Suassuna (teatro para 700 pessoas), Espaço Tomie Ohtake (hall para exposições), sede da Orquestra Sinfônica Jovem de Jacareí
Atividades de formação de professores: 1.400 educadores da rede municipal (educação física, artes, ensino fundamental, educação infantil, educação especial, libras, braille)
Creche: 86 crianças
Oficinas para Idosos (no Centro de Convivência e salas do Centro de Formação): alongamento, caminhada, ginástica preventiva, yoga, liang gong, dança cigana, dança de salão, artesanato, capoterapia, arraiolo, informática e tear: 280 pessoas
Sala Ariano Suassuna: em pouco mais de dois anos, mais de 170 mil pessoas já participaram de espetáculos variados (teatro, música, dança etc.)
Orquestra Sinfônica Jovem: 450 alunos
Oficinas: inglês, espanhol, bordado: mais de 110 pessoas
EducaMais Jacareí: cidade ganha novo cartão postal
Arquitetura arrojada para um projeto inédito para Jacareí: o colorido do prédio e os traços sinuosos já chamam a atenção de quem passa pela avenida Davi Lino. Incorporado ao cenário urbano, o EducaMais Jacareí é o novo cartão postal da cidade. Um local onde a educação ganha destaque com o Centro de Formação de Professores, com 14 salas multiúso para atender os cerca de 1.300 professores da rede municipal. O prédio foi projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake.
Centro de Formação: educação em primeiro lugar
O EducaMais Jacareí chegou para contribuir com a educação e a formação dos nossos professores. É no Centro de Formação que nossos educadores têm capacitação continuada, cursos, seminários, palestras de formação, workshop, oficinas em arte-educação (música, dança, artes plásticas, audiovisual), acesso à internet e tecnologias digitais para o preparo de aulas. São programadas diversas atividades culturais para enriquecer o repertório do professor, além de uma grade de programação cultural gratuita voltada para os alunos da rede municipal de ensino.
Nova creche: modernidade
Com curvas menores na fachada do prédio da creche, o espaço também conta com um charme especial. A capacidade tem capacidade para atender 100 crianças nas salas de aula totalmente adaptadas ao público infantil, além de pátio, playground, lavanderia e um lactário para preparo de alimentos, mamadeiras, sopas e lavagem de utensílios.
Orquestra Sinfônica Jovem
Clarineta, flauta transversal, percussão, sax tenor, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violinos e violoncelo fazem a trilha sonora do EducaMais, que tem um espaço destinado para o curso profissionalizante de arte musical e os ensaios da Orquestra Sinfônica Jovem. O programa, que atende crianças e jovens, de 10 a 25 anos, faz parte das ações que a Secretaria de Educação desenvolve para capacitar e qualificar o futuro de nossos jovens.
Centro do Idoso: educação não tem idade
Idosos também são contemplados pelo EducaMais, com um espaço especial. No Centro do Idoso são desenvolvidas diversas oficinas e atividades que trabalham a saúde, autoestima e aprendizado de quem tem muita história para contar. O local também conta com um consultório médico próprio.
Sala Ariano Suassuna: um espaço à altura de grandes espetáculos
Com capacidade para mais de 700 pessoas, o EducaMais Jacareí conta com um dos mais modernos espaços para espetáculos do estado de São Paulo, contando com iluminação e equipamento de som de última geração. O espaço abriga grandes espetáculos culturais: além de um palco com mais de 90 m² de área últil, o local possui um fosso que será destinado às orquestras, além de uma arena ao ar livre com capacidade para mais de 8.000 pessoas. Todo o espaço é adaptado para pessoas com deficiências.
Arquitetura: curvas dão leveza à fachada
A fachada sinuosa chama a atenção pela beleza das curvas. Criadas na prancheta do mestre Ruy Ohtake, as curvas, que garantem leveza ao imenso prédio, precisaram de muito trabalho de pesquisa, dedicação, cálculos e projetos de formas especiais para as estruturas de concreto. Feita em concreto pré-moldado, a obra foi acompanhada de perto pelo arquiteto durante toda a construção. A acústica da sala de espetáculos também mereceu um cuidado especial por parte da equipe de engenharia para garantir que o som chegue perfeitamente aos 700 espectadores.
EducaMais Esperança
Inauguração: 13 de fevereiro de 2016
Creche Profª Zulmira de Oliveira (72 alunos), EMEI Prof. Irineu Idalgo Sanches Filho (98 alunos), EMEF Profª Sílvia Aparecida Rezende Secco (232 alunos): total de 402 alunos
Biblioteca Géssia Satyo Koyama, ginásio poliesportivo coberto, campo de futebol society, pista de caminhada, playground, Centro de Convivência para Idosos
Oficinas de futebol society, bordado, liang gong e jazz: mais de 150 pessoas atendidas
Campo de society: média de 200 pessoas/mês
EducaMais São João
Inauguração: dezembro de 2011
Creche municipal São João: 60 crianças
Cinco piscinas (três para adultos e duas para crianças)
Cursos de judô, natação, alongamento, ginástica, hidroginástica, vôlei, aerodança, yoga, jazz, futsal e taekwondo
EducaMais Centro
Inauguração: 2006
Infraestrutura: quadra poliesportiva, piscina aquecida, auditório, telecentro
Cursos de xadrez, tênis de mesa, taekwondo, ginástica, hidroginástica, natação e basquete
EducaMais Jardim Paraíso
Inauguração: outubro de 2010
EMEF Conceição Aparecida Magalhães Silva (integral): 900 alunos
Oficinas de futsal, ginástica, hip hop, judô, lian gong, violão e vôlei: total de 340 alunos
Uso livre por agendamento do Ginásio de Esportes: média de 200 pessoas/semana
EducaMais Parque Santo Antônio
Inauguração: abril de 2010
EMEI Maria Amélia Mercadante Turci: 345 alunos
Oficinas de futsal, ginástica, taekwondo, danças (ritmos, jazz, balé), alongamento, ginástica coletiva, yoga e liang gong: total de 310 alunos
CEU – Centro de Artes e Esportes Unificado
Inauguração: fevereiro de 2015
Área de 3.000 m², com auditório de 60 lugares (cinema/teatro), telecentro, biblioteca, sala multiuso, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, pista de caminhada: utilizado por cerca de 500 pessoas/mês em oficinas de balé, jazz, bordado, hip hop, violão, capoterapia, teatro, pintura em tela, tear, letras brincantes, zumba, liang gong, caminhada e ginástica.
Em média, cerca de 200 pessoas por mês utilizam os espaços de skate, quadra, espaço criança, espaço de jogos